Panquecas fora de série

Panqueca é um dos pratos preferidos do meu filho. Em geral, preparo uma vez por mês. Eu pessoalmente, considero um prato muito trabalhoso, haja vista que temos que preparar 3 receitas ao mesmo tempo, não é mesmo? Ou seja, a massa da panqueca, o recheio e o molho! Então o ideal é termos ao menos o molho já preparado no dia anterior, assim facilita a vida da mamãe cozinheira!

Para preparar a massa das nossas deliciosas panquecas fora de série, você vai precisar de:

– 3 ovos
– 2 xícaras de leite vegetal
– 3 colheres de sopa de manteiga derretida
– 2 xícaras de farinhas (vou explicar abaixo)
– 1 pitada de sal

Sobre esses ingredientes, gostaria de ressaltar que a manteiga pode ser ghee. O importante é que você não utilize óleo vegetal hidrogenado, porque esse faz mal à saúde de todos nós, ou seja, os óleos de canola, girassol, soja, que são todos iguais. Todos esses fazem mal à saúde. Os melhores óleos são o azeite de oliva extra virgem, o óleo de côco e o óleo de semente de uva. Mas nessa receita a manteiga cai muito bem. Para uma receita sem lactose a manteiga ghee é a mais indicada.

Trata-se de uma receita sem leite, sem lactose, portanto vamos utilizar o leite vegetal. Você pode escolher: leite de amêndoas, castanhas, gergelim. Eu também já utilizei o leite de côco, mas fica mais gorduroso e com um pouco de gosto de côco também.

Com relação às farinhas, esta é uma receita que deve ser preparada sem a farinha de trigo, porque contém glúten. Então você pode optar em preparar com duas farinhas diferentes, por exemplo, como a de grão de bico e a de arroz ou a de arroz e aveia, ou outra de sua preferência. A receita também dá certo quando preparamos com a farinha de trigo integral, mas nesse caso haverá glúten.

Você pode utilizar 1 xícara de cada farinha ou as 2 xícaras da mesma farinha. Tudo bem! Somente a de aveia recomendo mesclar com outra porque a massa pode ficar muito pegajosa.

Na massa você pode acrescentar cúrcuma ou o condimento de sua preferência, para dar sabor.

Modo de preparo

Bata primeiro os ovos no liquidificador, até espumar, depois acrescente todos os líquidos e bata novamente.

Por último acresente as farinhas e o sal e bata mais.

A massa deve ficar líquida, com uma consistência um pouco mais grossa que a de uma vitamina, por exemplo.

Depois você irá untar a frigideira anti-aderente (de preferência nova e sem ranhuras, do contrário a massa pode grudar) com azeite de oliva. E retirar o excesso com um papel toalha.

Agora ligue o fogo, deixe a frigideira esquentar. Quando estiver bem quente, despeje uma concha grande de massa e gire a frigideira até que a massa preencha toda a sua superfície. O ideal é que fique fina, mas consistente, para que não quebre ao enrolar.

Depois que descolar e atingir a coloração que você gosta, você deverá virar a massa com a ajuda de uma espátula ou jogar para cima! É uma verdadeira diversão! A massa deve ficar cozida dos dois lados, do contrário apresentará gosto de massa crua.

Quando estiver pronta, coloque em um prato raso e vá empilhando todas as massas na sequência.

Agora o recheio

Os recheios podem ser muito variados. Pode-se preparar com carne moída, vegetais (espinafre, acelga, escarola), cogumelos, carne desfiada, etc, já previamente preparados. 

Você deverá colocar uma quantidade de cerca de 1 colher de sopa (ou mais, vai depender do tamanho da panqueca) na borda da panqueca e enrolar a massa.

Ao forno

Deixe o pirex ou refratário preparado com uma base de azeite, uma base de molho e vá arrumando as panquecas uma ao lado da outra. E por cima coloque mais molho.

As panquecas devem ir ao forno para gratinar.

Preparar panquecas é toda uma função, exige organização e dá trabalho. Eis um ótimo prato para preparar em família no fim de semana!

Fica fora de série e vale o esforço e a diversão!

#panqueca #panquecasaudavel
#t21 #trissomia21 #trisomia21 #trisomy21 #downsinmitos #downsyndrome #sindromededown  #inclusão

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s