Depois de falarmos tanto sobre o chocolate no nosso último post, me deu muita vontade de preparar o nosso delicioso BROWNIE FORA DE SÉRIE!

Como você vai conferir pela lista de ingredientes, não é um brownie qualquer, porque na receita vão tâmaras, chocolate amargo, cacau 100%, ovos, manteiga ghee e nozes ou as castanhas que você preferir: todos ingredientes fora de série!!!

A receita também leva uma xícara de açúcar, (eu prefiro o de côco pelo baixo índice glicêmico) e uma de farinha, que eu já testei várias vezes e dá certíssimo: é a farinha de grão de bico ou a de arroz (ou as duas combinadas!). Uma amiga testou com a farinha de aveia e também deu certo.
Estou revisitando a receita do brownie famoso da Annabel Langbeín, que adaptei para ficar nutritivo e apropriado para quem tem T21 e para todas as pessoas da família. E agora vou compartilhar com você!
Você vai precisar de:
– Tâmaras (2 xícaras)
– 150g de manteiga guee
– 4 ovos
– 2 colheres de chá de extrato de baunilha ou uma fava de baunilha
– 1 xícara de açúcar de côco peneirado
– 1 xícara de cacau em pó (amargo 100%)
– 1 xícara de farinha de grão de bico ou de arroz peneirada (ou meia de cada)
– 1 colher de sobremesa de fermento em pó (gosto do ECOBIO por ser sem alumínio)
– 150g de chocolate amargo em pedaços pequenos (é uma barra – também podem ser pingos de chocolate)
– 50g de avelãs, nozes, pecan ou castanha do Pará (em pedaços)
Na receita original, Annabel Langbeín explica que podemos dissolver as tâmaras em 20 minutos em água fervente com 1 colher de bicarbonato de sódio. Na minha receita adaptada, deixo as tâmaras de molho com água fervente por 30 minutos.

Você pode utilizar a tâmara medjoul que é a mais gordinha e tem caroço (terá que retirar o caroço) ou a tâmara sem caroço, que é mais firme e prática – e também é mais econômica.
Colocar as tâmaras na água serve para inchá-las e deixá-las moles, porque depois vamos cortá-las em pedacinhos. Elas são naturalmente doces e substituem o açúcar nas receitas.
Benefícios das tâmaras:
Por terem muitas fibras, as tâmaras proporcionam a boa digestão, um elemento fundamental para as pessoas com síndrome de Down. São ricas em potássio (1 tâmara equivale a 3 bananas nos níveis de potássio!), zinco, magnésio, cálcio, fósforo e ferro, vitaminas A, K, a riboflavina, a niacina, o folato e a tiamina.
Além de melhorar a digestão, é anti-inflamatória, rica em selênio, aumenta a imunidade por conter ácido ascórbico e baixa o colesterol ruim.
Se você tem T21 lembre-se de consultar o nutricionista antes de incorporar as tâmaras em sua dieta. E lembre-se de que a moderação é o melhor caminho para o equilíbrio. As recomendações que tenho lido dizem que uma unidade é suficiente por dia por serem super energéticas e ricas em sacarose, frutose e glicose. Também são recomendadas antes de exercícios físicos.
Cada ser humano é único e temos que respeitar a nossa bioindividualidade sempre. O que é bom para o seu filho, pode não ser adequado para o meu e vice-versa, pois cada um tem características únicas e distintas.
As tâmaras puras são uma ótima opção de lanchinho ou pra quando dá aquela vontade de comer um doce! Confira também a receita de geleia de tâmaras.
Leia sobre os benefícios do cacau e do chocolate amargo no nosso post sobre o Chocolate.

Então vamos lá!
Modo de preparo ( acompanhe o video logo abaixo da receita)
Primeiros passos (ou pré-preparo até o item 5)
1. Comece colocando as tâmaras em um recipiente com água filtrada fervente até cobrir as tâmaras. Agora enquanto ela repousa prepare os outros ingredientes da receita.
2. Corte o chocolate em pedaços pequenos. Se for utilizar alguma castanha, corte em pedacinhos.
3. Se a manteiga não estiver em temperatura ambiente, derreta um pouco para não entrar gelada.
4. Unte uma forma de cerca de 30 X 24cm.
5. Última coisa da preparação: pré-aqueça o forno em temperatura baixa, 160°C.
6. Pode ser na batedeira ou à mão. Em outro recipiente vá preparando os ovos. Bata os ovos até ficarem espumosos. Acrescente a baunilha e bata junto. Acrescente a manteiga e bata. E depois o açúcar, o cacau e a farinha e bata.
7. Volte para as tâmaras. Tire os caroços das tâmaras e corte em pedacinhos (com uma tesoura é mais fácil). Não jogue a água fora, ela vai entrar na massa também. Incorpore as tâmaras e a água na massa.
8. Agora você irá misturar as tâmaras e os próximos ingredientes com uma colher.
9. Coloque o chocolate picado, as castanhas picadas e o fermento e misture.
10. Coloque para assar em fogo baixo. Atenção: deve demorar de 40 a 50 minutos, a depender do seu forno. Quando as bordas estiverem desgrudando da assadeira estará pronto. Espere esfriar para cortar e desenformar.

Espero que fique fora de série e que todos na sua casa gostem!

#Brownie #Tâmaras #páscoa #chocolate #cacau #chocolateamargo #t21 #trissomia21 #downsyndrome #sindromededown #inclusão