Preparação

As etapas da preparação

Reserve uma manhã ou uma tarde para o preparo da papinha. Isso porque você terá que:

  • comprar os alimentos
  • selecionar os alimentos
  • lavar tudo
  • retirar as cascas quando necessário
  • picar tudo
  • e cozinhar

Se você adora ir à feira as papinhas fora de série são pra você! Caso não goste, bem, você pode tentar, mas se mesmo assim não tiver jeito, peça pra alguém que adora (sempre tem alguém na família que adora fazer feira!) porque essa etapa é realmente fundamental. E leva tempo! E vale tanto a pena!!!

Escolha sempre os legumes e verduras menores e os mais jovens, são eles os mais saudáveis, os que conservam mais nutrientes e vitaminas, e consequentemente os que trarão mais benefícios para o seu bebê. Se puder utilizar legumes e verduras orgânicas, excelente!

Além disso, sempre há a preparação prévia dos grãos, que leva tempo. Então aí vai uma sugestão, porque é como eu geralmente faço: prepare os grãos um dia antes. Isso porque a depender do grão você deverá deixar de molho de um dia para o outro, como ocorre com o grão de bico, por exemplo. Eu também deixo o feijão de molho de um dia para o outro, fundamental para que ele possa liberar os seus gases.

E como se trata de slow food for babies mesmo, devo adiantar que o ideal é cozinhar tudo em fuego lento, ou seja, em panela comum, e não em panela de pressão. Os grãos cozidos na panela de pressão tendem a liberar menos gases e a perder nutrientes. Resumindo: cozinhar os grãos em panela comum permite liberar mais gases e preservar mais os seus nutrientes.

Então você poderá cozinhar os grãos pela manhã, e a tarde, com tudo já pronto, preparar a papinha. O importante aqui é se organizar, porque, afinal essa deve ser uma tarefa prazerosa e nunca enlouquecedora. Cozinhar é uma arte e quanto mais amor e carinho nesse ato, mais saborosa o seu prato vai ficar, nesse caso, a papinha fora de série que você está preparando para o seu baby.

A sua energia ao cozinhar também é um elemento muito importante, por isso, a buena onda é fundamental.  A nossa energia influi no nosso prato. O seu estado de ânimo deve ser o melhor possível. Sei que às vezes isso pode ser difícil, mas todo o esforço valerá a pena, pense nisso ao cozinhar.  E pense que você está nutrindo o seu bebê com muita saúde! Se possível, mentalize já no dia anterior, isso tornará tudo mais fácil, porque então você já acorda no clima mestre cuca!

Lembre-se de que todo esse empenho terá resultados a curto, médio e longo prazo (dê uma olhada em benefícios das papinhas fora de série) para o seu bebê, o que justifica todo o trabalho que terá para preparar essa deliciosa papinha fora de série, toda a bagunça que você fará na sua cozinha!!!

Afinal, que graça tem uma cozinha toda arrumadinha, com o fogão fechado e nenhum aroma de papinha no ar?

 

Tempo de preparo

O tempo de preparo da papinha é relativo. Depende da habilidade de cada um. É claro que no início você irá levar mais tempo e depois que se acostumar ficará um pouco, um pouquinho, mas não muito, mais fácil e rápido! Reserve, no mínimo duas horas. Se você tiver ajuda, poderá ser mais rápido. O ideal é reservar um dia da semana só para isso ou uma período em que você tenha mais tranquilidade. É verdade que as papinhas fora de série levam tempo pra serem preparadas, afinal, trata-se de slow food for babies, portanto, aumente o som, arregace as mangas, prepare o seu avental mais bonito e voilá! A cocinar!!!

 

Preparando os alimentos

A escolha dos alimentos, bem como a sua higienização antes de virarem papinha são tremendamente importantes. Eu retiro as partes que estão feias, seja nos legumes, seja nas hortaliças. Lavo bem os legumes, às vezes com uma buchinha sem sabão, claro. As hortaliças também lavo folha por folha, frente e verso. Depois deixo de molho em água com vinagre branco de maçã, por pelo menos 15 minutos.  Também é recomendável fazer isso com o brócolis e com a couve-flor, por 30 minutos.

Os cogumelos também lavo um a um e retiro os talos sempre. Não utilizo os talos nas papinhas porque são mais duros, mas não descarto, deixo pra cozinhar algum outro prato pra mim. Você pode utilizar uma escovinha de dentes nova (reserve uma na cozinha sempre para isso) para lavá-los um a um. Há quem goste de escaldá-los ou fervê-los também antes de cozinhá-los. O ideal é utilizar os cogumelos frescos, ou seja, não utilize utilizá-los em conserva.

 

Como cozinhar os alimentos

Como você verá nas receitas, eu vou cozinhando os ingredientes (grãos, legumes e hortaliças) todos de acordo com a textura dos alimentos, do mais duro ao mais molinho, para poder cozinhar todos juntos, na mesma panela.

Sempre cozinho com uma chaleira de água fervente ao lado, para ir colocando a água aos poucos. A medida da água varia em cada papinha, vou colocando aos poucos sem chegar a cobrir os alimentos, fazendo praticamente a mesma função da cocção a vapor, pois essa água será mantida ao longo de todo o processo de cozimento. Portanto, é importante manter a panela fechada por mais tempo possível, para que os nutrientes dos ingredientes que forem ficando na água não evaporem.

Na cocção a vapor você também deverá manter a panela fechada e os legumes serão cozidos por etapas e, a não ser que você tenha uma panela muito grande, poderá ir inserindo todos na mesma panela, do mais duro ao mais mole também, utilizando a mesma lógica sempre.

 

As panelas

Eu utilizo uma panela de ferro fundido para cozinhar as papinhas e uma outra, de aço inoxidável pequena, para esquentar. O mais recomendável é esquentar em banho maria. Eu esquento em banho maria assim: coloco a papinha diretamente dentro da panelinha de aço inoxidável pequena e esta panelinha coloco dentro de uma frigideira tipo wok grande, cheia com 1/3 de água.  Assim as propriedades da papinha se conservam melhor. Também utilizo uma colher com a ponta de silicone para mexer, essas são as colheres mais recomendadas porque não acumulam resíduos.

O ideal é não utilizar panelas anti-aderentes de teflon velhas, já usadas, isso porque com o tempo essas panelas vão se desgastando e pequenas partículas podem ir parar na papinha do seu bebê. Contudo, hoje em dia essas panelas são super resistentes, então se for uma panela nova, tudo  bem, mas se for antiga e já tiver ranhuras, é melhor evitar. As de alumínio também são perigosas porque podem soltar o metal na comida. É importante não utilizar colheres de plástico, porque derretem e se for utilizar a panela anti-aderente de teflon, não usar colheres que podem arranhar a panela. E nem panelas de pressão, como comentei acima.

Você pode utilizar panelas de aço inox, panelas de ferro fundido, panelas de barro, panelas de cerâmica e de vidro. E pode escolher o modelo para cozinhar no vapor, pois há panelas com o formato próprio para esse tipo de cozimento.

 

Rendimento

As receitas rendem cerca de 6 porções ou mais. Sempre ofereço ao Henrique a papinha que cozinhei no dia e guardo uma na geladeira para o dia seguinte. As outras, congelo.

A partir de 10 meses, as porções são a medida de cerca de 3 (três) colheres grandes de servir cheias ou um potinho pequeno, seriam cerca de 150ml. Uso a medida da colher com que cozinhei a papinha. Antes eram apenas 2 (duas) colheres.

Eu sempre tenho preparadas duas ou três receitas de papinhas fora de série diferentes para ir oferecendo a cada dia uma diferente, alternadamente. Exceto no dia seguinte em que cozinho, em que ofereço a mesma papinha dois dias seguidos.

Mas se o seu bebê fora de série já estiver jantando também, então você poderá servir uma papinha diferente no almoço e outra no jantar.

 

Armazenamento

Após preparar a papinha, espere esfriar totalmente para congelar. Você pode congelar em potinhos de plástico ou de vidro. Lembre-se de que se você congelar em potinhos de plástico, não descongele no microondas direto nesse potinho de plástico. Isso porque o plástico pode liberar substâncias tóxicas na papinha. Assim, se estiver com muita pressa (ou estiver em um restaurante, por exemplo, ainda que há restaurantes que esquentam em banho maria) e não puder esquentar a papinha em banho maria ou na panela diretamente, retire a papinha do plástico e passe para um recipiente de louça para esquentá-la no microondas.

Lembre-se de escrever o nome da papinha no recipiente ou em uma etiqueta para depois saber qual papinha você vai servir para o filhote.

 

A preparação do prato

No prato você ainda poderá incrementar a papinha adicionando alguns ingredientes extras. Veja só: são muitas opções!

Depois de esquentar a papinha salgada eu sempre adiciono uma oleaginosa, ou seja, uma castanha (frutos secos, en español). O importante é utilizar sempre a opção mais fininha do seu ralador, para que não haja pedaços grandes que façam o seu bebê engasgar. O ralador mais fininho é perfeito e como a castanha vai se transformar em um pó, ela vai se incorporar na papinha quando você misturar esse pozinho na papinha.

As oleaginosas são muito importantes mesmo na composição da dieta porque são uma fonte de gordura na alimentação, bem como o azeite.

Eu escolho entre essas:

  • Amêndoa
  • Avelã
  • Castanha de Cajú
  • Castanha do Pará (do Brasil)
  • Macadâmia
  • Noz
  • Noz Pecam
  • Pistache
  • Semente de Abóbora
  • Semente de Girassol

Todas são servidas raladas, apenas as de abóbora e girassol devem ser trituradas, pois são muito pequenas para ralar.

Eu sempre ralo uma castanha do Pará na saladinha de fruta para o Henrique, assim ele come todos os dias uma castanha do Pará que é muito rica em selênio. A recomendação é que seja uma por dia apenas.

E depois na papinha eu alterno entre as castanhas, ou seja, a cada papinha ofereço uma diferente da lista acima.

Eu também sempre acrescento uma colherinha de chá ou um filete de azeite de oliva extra virgem por cima da castanha ralada na papinha salgada e depois misturo tudo. Recomenda-se que o azeite de oliva extra virgem seja prensado a frio, a 0,2% de acidez. É o tempo perfeito da papinha dar uma esfriadinha até o seu bebê comer.

Na hora de esquentar a porção da papinha salgada, você também pode incorporar o Tofu. Para cada porção o equivalente a uma colher de sobremesa é bastante. Basta cortar em quadradinhos bem pequenos, de um tamanho que o seu bebê possa comer os pedacinhos inteiros na colheirada, e colocar para esquentar junto com a papinha. O Tofu precisa ficar em contato com a papinha durante alguns minutos para cozinhar um pouco. Lembre-se de que não pode ser servido totalmente cru por cima da papinha.

20170523_121457