Papinhas

papinhasO que é que tem na papinha do Henrique?

O que todo mundo vive me perguntando é o que é que tem na papinha do Henrique! Esse interesse e curiosidade, além do espanto (vai do entusiasmo à perplexidade) das pessoas quando eu conto a receita da papinha, são razões que também me levam a divulgar aqui as minhas receitas.

É verdade que as papinhas fora de série são muito saborosas sim. E, além disso, ficam lindas e perfumadas também e é justamente por isso que todo mundo quer saber o que é que tem na papinha do meu bebê, exatamente como na canção: “o que que tem na papinha do neném?” (que eu canto pra ele também!!!)

Bem, todas as receitas de papinhas salgadas (somente força de expressão, porque não levam sal) tem em sua composição: os temperos, um tipo de grão, dois ou três legumes e uma hortaliça. Quase sempre agrego algum ingrediente especial, como alga marinha, tofu, cogumelos ou brotos. Além disso, na preparação do prato no momento de servir, sempre agrego uma oleaginosa ralada na hora, ou seja, algum tipo de castanha, além do azeite de oliva extra virgem.

É importante ressaltar que a dieta é natural, nutritiva e saudável. Não se utiliza sal, nem açúcar ou mel nas papinhas salgadas ou nas papinhas de frutas. A dieta do Dr. Zan, nesse primeiro estágio em que o bebê só tem 1 dente (Dieta 1-A), não permite proteína animal, farinhas, tubérculos, arroz ou doces. Entenda tudo sobre a dieta aqui.

E por ser uma dieta funcional, ela se aplica a todos os bebês. Assim, ainda que o seu bebê não tenha síndrome de Down, você poderá se inspirar com as receitas. Por favor, consulte sempre a/o pediatra de seu bebê antes de introduzir novos alimentos ou retirar algum alimento do cardápio.

Veja todas as etapas da dieta aqui.

O começo da alimentação

No quinto mês do Henrique começamos a oferecer frutinhas pra ele ir provando, ir preparando o paladar! E, finalmente, foi a partir do sexto mês que comecei, eu mesma, a preparar as papinhas do Henrique, um sonho realizado!

Mas quando comecei a cozinhar senti medo, fiquei receosa, porque afinal, aquele corpinho que só tomava leite materno e alguma fruta, basicamente, e ia começar a comer papinhas…como cozinhá-las, que ingredientes usar, quais receitas seguir? Por causa do tema do ferro, todo mundo apregoa que o bebê tem que comer carne, então gostaria de compartilhar com você a minha experiência.

No início cheguei a fazer três receitas de papinhas com carne para o Henrique, mas ele não estava tendo uma boa digestão com essas receitas que levavam carne bem refogada, cenoura e abóbora, ou seja, uma receita bem básica de papinha. Fiz também uma de frango com cenoura e um pouquinho de batata…nada a ver com as receitas atuais, imagine cenoura e batata na mesma receita! E nada a ver com os ingredientes atuais.

Nem queira imaginar o meu desespero por causa dessas papinhas que não fizeram bem ao Henrique. Todos os tubérculos, agregados com as carnes, comumente prendem o intestino do bebê com síndrome de Down que ainda não tem dentes e está iniciando a introdução alimentar. Em geral a digestão se torna lenta e dificultada. A partir de então passei a seguir a dieta do Dr. Zan e comecei a cozinhar as papinhas fora de série para o meu bebê fora de série! Além do benefício da digestão facilitada, há outros benefícios dessa dieta funcional para o seu bebê. Veja aqui todos os benefícios da dieta.

O Henrique agora já completou 1 ano e eu sempre, a cada nova receita que cozinho, tenho vontade de compartilhar essa experiência que dá certo! O Henrique adora comer e adora as minhas papinhas, uma verdadeira alegria! Para mim, enquanto experiência de vida, é um sonho realizado poder preparar, eu mesma e com todo o cuidado, capricho e carinho, as papinhas do meu bebê! Hoje cozinho com segurança e sem medo e isso é importantíssimo para a tranquilidade do dia a dia. A alimentação do bebê é fundamental.

Confesso que, realmente, quando comecei a cozinhar, não imaginei que as papinhas fossem ficar tão extraordinárias, tão especiais, tão fora de série mesmo! Eu tinha um sonho de cozinhar as papinhas do meu bebê, sempre imaginando que deveriam ser papinhas deliciosas e lindas, para aguçar o paladar e o olfato do bebê, desde cedo. Espero que você e o seu bebê também gostem!

Acesse as receitas de papinhas aqui:

https://papinhasforadeserie.com/category/papinhas/