Etapas da Introdução Alimentar

A dieta do Dr. Zan apresenta várias etapas da introdução alimentar de acordo com a evolução dentária do seu bebê. Então, como você notará a dieta do Dr. Zan é inovadora porque se pauta na quantidade de dentes e não na idade do seu bebê.

Nas próximas páginas você encontrará todas as listas com os ingredientes que podem ser utilizados em cada uma das etapas da dieta do Dr. Zan, que se divide em 7 fases. São elas: Dieta sem dentes, Dieta 1-A, Dieta 1-B, Dieta 2, Dieta 3, Dieta 4 e Dieta 5.

A Dieta sem dentes tem início aos 4 meses com a introdução de um suco natural pela manhã para ajudar na hidrólise dos bebês com T21. Aos 5 meses o bebê já pode ir provando as frutas que começará a comer com as papinhas de frutas aos 6 meses.

A Dieta 1-A representa o início da introdução alimentar com as papinhas salgadas e é a única fase da dieta que pode ser considerada como vegetariana. A partir da Dieta 1-B, o bebê que já tem dois dentes, sendo um na gengiva superior e outro na gengiva inferior, já está preparado para comer a proteína animal. Acompanhe:

  • Dieta sem dentes (0 dentes)
  • Dieta 1-A (1 dente, não importando se na gengiva superior ou inferior)
  • Dieta 1-B (1 dente na gengiva superior e 1 dente na inferior)
  • Dieta 2 (2 dentes na gengiva superior e 2 na inferior)
  • Dieta 3 (3 dentes na gengiva superior e 3 na inferior)
  • Dieta 4 (4 dentes na gengiva superior e 4 na inferior)
  • Dieta 5 (5 dentes na gengiva superior e 5 na inferior)

A Dieta 5 representa a dieta base da vida do indivíduo com síndrome de Down, por toda a sua vida, da infância, passando pela adolescência, fase adulta até a melhor idade. Não significa que o indivíduo deverá se restringir a essa lista de alimentos, mas esta seria uma dieta guia, uma dieta base.