Dia Internacional da síndrome de Down

O dia 21 de março não foi escolhido à toa. O dia 21 simboliza o cromossomo 21 e o mês de março, porque é o terceiro mês do ano, o mês 3,  para simbolizar a trissomia, ou seja, as 3 cópias do cromossomo 21. Todos nós temos 46 cromossomos, sendo que eles se dividem em 23 da mãe e 23 do pai com a finalidade der gerar o embrião, que novamente terá 46. Nas pessoas com síndrome de Down ocorre uma terceira cópia do cromossomo 21, gerando 47 cromossomos ao todo, ou 46+1.

A data foi criada pela Assembleia Geral da ONU em dezembro de 2011, fundamentalmente com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a síndrome de Down. É um dia de conscientização, de informação, antes de tudo. Informação é o que derruba mitos e preconceitos.

A ONU pretende ressaltar a dignidade, o valor e as valiosas contribuições das pessoas com síndrome de Down como promotores do bem estar e da diversidade nas suas comunidades. Também quer ressaltar a sua autonomia e independência individual, em particular a liberdade de tomar as suas próprias decisões, com esse dia, conforme a resolução.

A data, portanto, serve para promover eventos e atividades com o objetivo de informar e conscientizar  sobre a síndrome de Down, gerar conhecimento, além de chamar a atenção em prol dos direitos das pessoas com síndrome de Down e da sua inclusão social, do período escolar passando pela inserção no mercado de trabalho, até a terceira idade.

Venho dividir com você a nossa experiência que foi publicada na AT Revista do jornal A Tribuna de Santos/SP, Brasil. A AT Revista, em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, publicou uma matéria conosco, contando um pouco sobre a Marcela, o Henrique, a dieta do Dr. Zan e o nosso Papinhas Fora de Série! Leia a matéria completa abaixo.

Revista AT – Materia Completa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s