Blogger do bem para a T-21 (síndrome de Down)

Roberta Mustacchi é fisioterapeuta das melhores. Especializada em cuidar de crianças com Trissomia do cromossomo 21 (T-21) ou síndrome de Down, ela, que é fera no que faz, agora parte para um novo projeto com vistas a ajudar a esclarecer vários aspectos da temática da T-21 de uma forma simples, descontraída e informativa. Roberta, que é filha do Dr. Zan Mustacchi, um dos maiores especialistas sobre a T-21, atendendo às solicitações de várias mamães, está gravando uma série de vídeos, sendo cada um com uma temática diferente dentro do universo da síndrome e o primeiro deles é sobre nutrição, especificamente para pessoas com T-21.

Nesse primeiro vídeo ela teve a ideia de perguntar para duas nutricionistas de renome na área da síndrome de Down, quais são os três alimentos que elas recomendam como essenciais para toda a vida para pessoas com a síndrome. E aí vai a resposta!

A Dra. Milena Biazi recomendou as oleaginosas, as frutas vermelhas e os peixes.

A Dra. Vera Silva Frangella mencionou os ovos, a sardinha e o grão de bico.

Todos os alimentos escolhidos são fora de série! Adorei as opções porque são complementares, ou seja, tudo isso é muito importante no cardápio de uma pessoa com T-21. Vale a pena dar uma olhada em benefícios aqui na página, que inclui todos esses alimentos maravilhosos para a saúde das pessoas com T-21. Lembrando que na dieta para bebês, no início da introdução alimentar ainda não devem comer peixes e ovos. Em breve publicarei receitas com essas maravilhas listadas pelas nutris!

Esse vídeo de estreia da Roberta conta com a participação do próprio Dr. Zan Mustacchi, um grande entusiasta do tema, que tem a sua própria dieta (a qual seguimos e divulgamos aqui no papinhasforadeserie.com), explicando a escolha das nutricionistas. Tem que assistir! Imperdível!

O Dr. Zan ainda acrescenta quais alimentos não devem ser consumidos.

São eles: a mandioca, também conhecida como macaxeira ou aipim. Ela é proibida porque altera o hormônio da tireoide, mesmo para os bebês que não tenham problema de tireoide, porque podem vir a desenvolver. Todos os derivados da mandioca também devem ser evitados, como a farinha de mandioca, o polvilho, o pão de queijo, as chipas, a tapioca, o tucupi (feito com o caldo da mandioca), entre outros.

O fígado, que não deve ser consumido por ninguém nos dias de hoje, porque não sabemos a procedência do animal, conforme ele já nos havia explicado na nossa linda entrevista.

E a cautela com os tubérculos, as raízes, principalmente no início da introdução alimentar dos nossos bebês fora de série.

Pelo que já aprendi funciona assim: nas etapas da dieta do Dr. Zan Mustacchi os tubérculos vão aparecendo no cardápio aos poucos. Por exemplo, nas etapas da dieta em que o bebê tem apenas um dente e na etapa em que tem dois dentes, os dois tubérculos permitidos e super recomendáveis nessa fase da dieta (porque eles não dificultam o trânsito intestinal do bebê), são o nabo, que deve ser evitado em casos de hipotireoidismo, é bom lembrar, e a abóbora cabotcham, também conhecida como jerimum, ou abóbora japonesa, aquela que tem a casca negra. Recordando que o ideal é cozinhar cada um deles por papinha e não uni-los na mesma papinha.

Nas fases seguintes, a partir de quatro dentes, já se começa a ofertar um tubérculo por papinha, qualquer um deles, exceto a mandioca, conforme já aprendemos. Quando o bebê passa a ter oito dentes na boca, ou seja, quatro na gengiva de cima e quatro na de baixo, então se permite dois tubérculos ao mesmo tempo por papinha.

Ah! Quero fazer um adendo! Em geral o Dr. Zan também menciona os alimentos industrializados nessa lista de alimentos a se evitar, de acordo com a nossa entrevista. E ele afirma que se for comprar algum alimento industrializado, como por exemplo a sardinha, que não devemos nos fidelizar a uma marca única, e sim, diversificar sempre, para não estarmos sempre ingerindo os mesmos tipos de químicos e conservantes…é vero!

Roberta, querida! Te desejamos todo o sucesso nessa linda empreitada e já estamos esperando o próximo vídeo, que já sei que terá entrevista com grandes especialistas. Ninguém melhor do que você, que já atua na área, para realizar esse trabalho tão importante! Te assistindo, dentre tantas de suas qualidades que poderia ressaltar, me vem à mente uma expressão para te adjetivar: uma blogger do bem! Parabéns pela linda iniciativa! Você é fora de série! Beijos do Henrique e da Marcela!

Site: https://t21sindromededown.com/

Canal do YouTube: T-21 Síndrome de Down Roberta Mustacchi

Aproveito para divulgar que temos um canal no YouTube já criado há algum tempo, no qual venho colecionando vídeos importantes sobre a T-21, síndrome de Down e o vídeo da Roberta já está lá. Você pode acessar por Papinhas fora de série/ Playlists. Vale a pena conferir e inscrever-se.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s