Papinha de feijão e brócolis

Essa papinha tem um tempero especial, a minha alegria ao cozinhar com o coração feliz! Isso porque essa foi a primeira papinha que cozinhei pro Henrique depois que o site ficou pronto! Como você verá, utilizo muitos ingredientes (me empolguei!), mas o resultado é fora de série!
Além disso, essa é a primeira vez que estou publicando ao mesmo tempo nos dois idiomas, em português e em espanhol, então estou muito contente e agradeço enormemente à minha amiga Karen, mamãe da Filippa e da Isabella, que fez a revisão da versão em espanhol da receita. Gracias, amiga!
As minhas receitas servem apenas para inspirar, pois você pode substituir vários (ou todos os) ingredientes. Veja a lista completa com todos os ingredientes por categoria e o modo de preparo do prato em preparação e mãos à obra! A cocinar!

Feijão e brocolis

Temperos utilizados:
– 4 rodelas de cebola
– 1 rodela de pimentão vermelho
– ½ dente de alho
– 1 galhinho de sálvia

Ingredientes principais:
– 1 xícara de feijão carioquinha
– 1 brócolis pequeno
– 1 berinjela pequena
– 3 abobrinhas de tronco redondas (pode substituir por abobrinha italiana)
– 25 folhas de espinafre

Ingredientes fora de série:
– 150g (1 punhado) de broto de soja
– 1 colher de sopa de alga marinha Kinwaya Wakame

Para servir:
– Uma castanha ralada na hora (Pará, pistache, macadâmia, pecan, noz, girassol, amêndoa, avelã, caju, abóbora)
– Azeite de oliva ou azeite de gergelim

Modo de preparo:
Pique o alho bem pequeno ou passe pelo espremedor. Pique a cebola e o pimentão bem pequeno.
Na noite anterior, lave bem o feijão e deixe de molho. No dia seguinte cozinhe o feijão até ficar tenro. Na panela comum leva cerca de 2 horas.
Lave bem o brócolis e deixe de molho em água com vinagre durante 30 minutos.
Lave bem o espinafre e deixe de molho em água com vinagre por 15 minutos.
O broto de soja deve ser escorrido em um escorredor de macarrão em água corrente.
Se o seu bebê estiver comendo a papinha triturada no mixer, não há necessidade de cortar nada em pedacinhos, pois depois do cozimento você passará toda a papinha no mixer.

Se o seu bebê já estiver comendo tudo em pedacinhos, corte a berinjela, as abobrinhas de tronco redondas e o brócolis em pedaços pequenos. A berinjela não requer preparo, basta lavar bem a casca e cortar. Pique o espinafre também.

Os brotos de soja devem ser escorridos (pode ser em um escorredor de macarrão ou em uma peneira grande) e cortados em pedacinhos.

A alga marinha Kinwaya Wakame ou a Hijiki deve ser cortada em pedacinhos pequenos. Você pode envolver a alga em um pano de prato limpo e bater com um martelinho por cima do pano, pra não voar alga por toda a sua cozinha, ou se arriscar com a faca mesmo. Confesso que sempre me arrisco! O objetivo de cortar pequeno é porque ela incha na água e vai ficar maior. Se estiver utilizando algum tipo de alga que vem em quadrados grandes, como a Kinwaya Kombu ou a Edomae Yakinori, corte com a tesoura em cubinhos pequenos. O importante é sempre alternar a alga, ou seja, se você utilizar um tipo em uma papinha opte por uma diferente na receita seguinte.

Feijao e brocolis_panela
A papinha na panela

Tudo preparado, vamos às panelas:
Em uma panela grande esquente o óleo de semente de uva.

Refogue os temperos.

Sempre comece refogando o legume mais duro primeiro, nesse caso, a berinjela, as abobrinhas de tronco redondas e o brócolis. Vá regando com um pouco de água fervida da chaleira. A água não deve cobrir os legumes.

Coloque a alga marinha, a sálvia e o feijão já cozido com um pouco de caldo. Feche a panela.

Em uma panela ou frigideira a parte, esquente um filete ou uma colher de chá de óleo de semente de uva. Coloque o espinafre para refogar. Verta um pouquinho de água. Depois de refogado e murcho, retire em um escorredor de macarrão ou uma peneira grande para que você possa espremer as folhas. O espinafre deve ser espremido e a sua água descartada.

Transfira o espinafre para a panela dos legumes e mexa. Se precisar coloque mais água e deixe cozinhar um pouco mais.

Você pode refogar os brotos de soja nessa mesma panela do espinafre ou colocá-los diretamente na papinha. Eles amolecem rápido.

A papinha deverá ter uma textura de papa e não de sopa, por isso não se pode exagerar na água. Lembre-se de que os legumes soltam água durante o cozimento. Mantenha a panela tampada durante o processo para não perder os nutrientes dos ingredientes utilizados.
Pronto! Agora é só esperar esfriar um pouco para passar o mixer, se o seu bebê estiver nessa etapa, ou deixar como está em pedacinhos e esperar esfriar totalmente para poder armazenar.

Rende cerca de 8 porções.

feijao e brocolis_prato
O prato recém servido ainda sem a oleaginosa

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s