O coentro é fora de série!

Há pessoas que amam coentro e outras que não conseguem suportá-lo. Já se descobriu que isso se deve a uma característica genética de cada um de nós. Temos em nosso DNA a adoração ao coentro ou a rejeição. Como eu adoro o coentro, pra mim ele é iguaria. Sinto perfume de limão, gengibre, laranja e sândalo. O seu sabor alegra a vida. As pessoas que não gostam sentem um gosto parecido com sabão quando comem o coentro, mas já conheci gente que depois de saber de todas as propriedades desse alimento fora de série, se entusiasmou e começou a comer, porque afinal, vale muitíssimo a pena!

Abaixo elenco algumas razões para quem gosta, consumir ainda mais, e para quem não gosta, começar a pensar em inserí-lo na dieta regularmente. Tanto o coentro em folhas, como as suas sementes ou grãos, conhecidas como coriandro, tem propriedades medicinais fora de série.

Dentre seus benefícios para a saúde, destaco em primeiro plano algo que é fundamental para as pessoas com trissomia 21, T21 ou síndrome de Down e autismo: o fato de atuar como um antioxidante poderoso, já que é composto por lineol e geraniol.

E conto a você que no curso que acabo de concluir sobre genômica nutricional aplicada a pessoas com síndrome de Down, ministrado pela Dra. Andreia Torres, tanto ela, como todas as nutricionistas convidadas do curso, como a Dra. Luciane Smidt e a Dra. Adriana Marinho foram unânimes em recomendar o coentro porque ele tem uma propriedade fundamental de metilar ou quelar eventuais metais pesados. É um verdadeiro detox de metais pesados no organismo (o nabo também é bom para essa finalidade e os probióticos também). Mas que metais são esses? Alumínio (de panelas, por exemplo), mercúrio (que pode estar em peixes de grande porte, na alga clorella, por exemplo), arsênico (presente no arroz), entre outros metais. Significa que o coentro tem um imenso poder de, na prática, ajudar a eliminar esses metais de nosso organismo.

Coma coentro porque só faz bem e não tem contra-indicação. Zero efeitos colaterais!

Além de tudo isso, ele é bactericida. E que maravilha, o seu consumo diminui o colesterol ruim e aumenta o bom. Estudos mostram que ele também ajuda no tratamento de irritações cutâneas, até mesmo a psoríase.

É ainda antiespasmódico, ou seja, atenua dores como cólicas renais, hepáticas ou uterinas das mulheres, também tem ação anti-gases e facilita a digestão.

Na medicina tradicional chinesa e indiana é utilizado como diurético e para tratar numerosas doenças, tais como alergias, diabetes, infecções urinárias, insônia, ansiedade e vertigens. Isso porque possui propriedade sedante e ansiolítica.

As sementes de coentro amassadas podem ajudar a aliviar dores articulares. E para acalmar sintomas de indigestão ou aliviar cólicas, pode-se beber uma infusão feita com as sementes inteiras.

Incrível não é mesmo? Eu amo coentro, então várias das minhas receitas levam coentro aqui em casa. Por sorte o Henrique adora! Na salada, amassado com o abacate ou avocado, para temperar o peixe, o ensopado (de frango ou peixe), também utilizo para temperar o feijão para variar (não tempero todos os feijões com coentro, gosto de variar os condimentos). Fica uma delícia no preparo dos ovos, seja cozido, omelete ou mexidos e combina nos preparos que levam cogumelos. Ou seja, sempre que posso utilizo o coentro e agradeço à natureza por nos dar esse alimento fora de série, que faz bem para toda a família.

Lembre-se de procurar orientação do/a pediatra e nutricionista de seu filho/a antes de inserir ou retirar algum alimento do cardápio.

Referências:

  • Curso Dra. Andreia Torres
  • SEQUEIRA, Alejandro. Hierbas medicinales y aromáticas usadas en Uruguay. Montevideu: Ediciones de da plaza, 2019.
  • SEQUEIRA, Alejandro. Especias semillas y condimentos usados en Uruguay. Montevideu: Ediciones de da plaza, 2016.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s