Os sonhos vão se tornando realidade à medida em que sonhamos e planejamos as etapas.
Fizemos do aniversário do Henrique um ambiente o mais inclusivo e aconchegante possível para recebermos todos os amiguinhos dele. O resultado foi incrível porque todos os convidados adoraram!





Em primeiro lugar, para que tivéssemos o máximo de adesões à festa, porque o Henrique queria muito se reencontrar com todos os amigos e amigas durante as férias, convidamos os pais dos amiguinhos também! Ocorre que muitas festas hoje em dia são pensadas apenas para as crianças, sem os pais, mesmo aniversários de crianças pequenininhas! Quando há algum amiguinho com deficiência é muito provável que não possa participar sozinho. Então o primeiro passo foi convidar a família: papais, mamães e irmãozinhos dos amiguinhos também.
Aí, claro, alguém pode dizer, mas a festa com tanta gente fica mais cara! Claro, temos nesse caso que pensar em uma festa reduzida, para poucas pessoas (até 60 pessoas, incluindo as crianças é uma quantidade respeitosa) para ser confortável em relação ao número de convidados e sim, temos que escolher os convivas, neste caso, todos os convidados pensando nas crianças! Alguns amigos da família ou familiares podem ficar de fora, mas com certeza entenderão a prioridade: amigos das crianças dessa vez!







O buffet acolheu as nossas pontuações com muita sensibilidade e profissionalismo. Mas o que fizemos de diferente para que todos se sentissem bem?
Sabemos que os ambientes de aniversários são muito barulhentos e extremamente iluminados, o que pode causar muito desconforto especialmente para pessoas que têm o transtorno do espectro autista (TEA). Então uma medida foi pedir que o buffet não utilizasse o microfone na hora do parabéns.
A música estava mais baixa. (A playlist – “As favoritas do Kique” rolando com todas as músicas que ele adora, mas em um volume baixo).
O ar condicionado na chegada não estava ligado porque o dia estava bastante frio. Ligamos ao longo da festa.
Quanto às luzes, utilizamos apenas as luzes amarelas, o que tornou o ambiente muito mais aconchegante e acolhedor.
O que mais pode ser feito para tornar o ambiente ainda mais confortável? Ambientes abertos ao ar livre podem ser uma boa opção, pensando que assim teremos menos barulho. Criar uma sala ou um cantinho de contenção também é importante – para os casos em que algum convidado precise se reorganizar.
A nossa festa foi organizada com pouco tempo de antecedência, o que não nos permitiu a contratação de fornecedores e equipes de pessoas com deficiência também. Sim! Isso também é possível porque há equipes de filmagem e fotografias, corais, atores, mestres de cerimônias, além de doceiros, cozinheiros e uma série de outros serviços realizados por profissionais que tem deficiência e que podem ser contratados para festas e eventos.
Outro componente é pensar no que servir no aniversário! Isso mesmo! Há alimentos, comidas e bebidas, que podem ficar de fora da festa (e devem!) e outros que podem ser inseridos, claro! Aí a festinha vai ficar fora de série!!! (Vamos deixar essas ideias para outro post!!!)
Essas são apenas algumas medidas que podemos tomar para ter ambientes mais confortáveis e inclusivos. Não somente as pessoas com deficiência se sentem melhor, mas os avós, os bebês e eu também prefiro assim!
Todos ganham com a inclusão, essa sempre é a minha conclusão!
Os pais de crianças com deficiência se sentem felizes e acolhidos quando seus filhos estão bem, brincando e participando da festinha!
Não há nada mais gostoso do que ver os nossos filhos brincando todos juntos, com os amigos e amigas! Eis algo que gera uma alegria infinita, neles e em nós! Um dia para entrar na memória! Um dia como deve ser!
Agradecemos a todos que se envolveram, todos os nossos convidados, toda a família, todos os amigos e amigas queridas! O nosso imenso muito obrigada!
Sabemos que a inclusão promove o desenvolvimento de todos, de múltiplas formas, para melhor e para sempre!
Tomara que festas inclusivas se tornem comuns, com toda essa atenção, todos esses “cuidados” e carinhos sempre! E porque não dizer todo o Direito de participar de uma festinha de aniversário. Que seja um pequeno exemplo e algumas ideias para outras festas e eventos também.




Segue o nosso vídeo com alguns momentos da festinha!
