Ovos e mais ovos

Já que estamos na Páscoa, que tal prepararmos ovos? O seu bebê vai adorar! Em geral os bebês gostam da textura dos ovos, sejam cozidos, mexidos ou omeletes. Seguem aqui algumas receitinhas de simples preparação de ovos para o seu bebê fora de série e para toda a família.

Os ovos são recomendados a partir da segunda etapa da dieta, quando o bebê tem 2 dentes, um na gengiva de cima e um na gengiva de baixo, quando se inicia com a proteína animal.

Os ovos são considerados “super alimentos” porque são ricos nas vitaminas B12, B2, A, B5, E, selênio, cálcio, ferro, potássio, zinco, manganês, folato, entre outras, além de proteínas e minerais. Contém colina, ótimo para o desenvolvimento cerebral, e luteína e zeaxantina, protetores da região ocular. A maior parte desses nutrientes está na gema, sendo a gema a parte do ovo menos alergênica, ou seja, a que tem menos chances de causar alergias ao seu bebê. É um alimento antioxidante e considerado como uma gordura saudável para o seu bebê.

O primeiro ovo que ofereci ao Henrique foi um ovo cozido inteiro. Felizmente ele não teve qualquer reação alérgica, assim parti para as outras receitas.

Dica para saber se o ovo está ótimo para oferecer ao seu bebê

O ovo fresco é pesado. Você deve colocá-lo em um copo cheio de água. Se o ovo ficar no fundo do copo deitado, significa que está bom e fresco. Se ficar de pé significa que está bom, mas não está tão fresco. Caso boie, pode descartar, pois não está bom para o consumo.

Qual ovo comprar?

Eu costumo comprar ovos marrons (morados), caipiras, ou seja, de galinhas soltas e que não comem ração. Os ovos orgânicos também são excelentes porque significa que as galinhas não comem nada com agrotóxicos.

Receita de ovo cozido

Coloque o ovo na panela com água fria e ascenda o fogo. Assim que começar a ferver, conte 12 minutos ou um pouco mais. A partir dos 12 minutos a gema já estará dura, como deve ser servida para bebês.

Os ovos cozidos são sempre bem-vindos, como entrada ou acompanhamento de pratos.

Receita de omelete

Para essa omelete você vai precisar de:

  • 5 ovos
  • cogumelos frescos
  • ½ maço de espinafre
  •  1 cebola roxa pequena
  • 1 alho poró
  • 1 zapallito ou abobrinha de tronco redonda
  • salsinha
  • orégano fresco ou seco
  • queijo mussarela de búfala

Os cogumelos devem ser preparados antes. Como aprendi com a nutricionista Luciane Smidt, deve-se lavá-los em água corrente e depois deixá-los de molho durante 10 minutos com bicarbonato de sódio e escorrer. Depois deixar mais 10 minutos de molho em vinagre de maçã. Escorrer em seguida e estão prontos para começar a sua receita favorita.

O espinafre também exige a preparação prévia. Há que lavar as folhas e deixar de molho por 15 minutos em água com vinagre de maçã. Depois escorra e retire os talos. Corte as folhas. Refogue a parte com óleo de semente de uva, pois você deverá descartar a água do espinafre. Basta espremer as folhas contra um escorredor de macarrão, por exemplo, ou contra uma peneira grande.

Corte a cebola, o alho poró, a abobrinha de tronco redonda ou abobrinha comum em pedaços pequenos. Elas cozinham muito rápido. Eu costumo retirar os talos dos cogumelos porque demoram um pouco mais para cozinhar. Fatie os cogumelos. Já deixe a salsinha previamente picada, o orégano colhido e as mussarelas picadas em dois, se forem as pequenas.

Bata os ovos até que fiquem espumosos.

Na sua frigideira antiaderente, coloque um fio de óleo de uva e comece refogando a cebola e o alho poró. Em seguida refogue os cogumelos picados em tiras. Coloque a abobrinha, mexa um pouco e tampe para cozinhar por um minuto. Refogue o espinafre. Agregue os ovos batidos e tampe. Depois coloque a mussarela de búfala e a salsinha. Se for utilizar orégano seco, essa é a hora. Lembre-se de cozinhar a omelete sempre em fogo baixo para não queimar e dar tempo de cozinhar em cima. Para que cozinhe em cima deve-se manter a tampa fechada, a não ser que você queira virar a omelete. O método mais prático é utilizar frigideiras duplas. Por último coloque o orégano fresco.

O resultado é sensacional! Essa foto é a da omelete mais linda e saborosa que já fiz.

Omelete_perfeito
A omelete para toda a família

Essa outra foto é de uma omelete mais simples, que ficou mais fininha e dobrei ao meio. Assim é possível rechear a omelete também. Mas rechear com quê? Com cogumelos, por exemplo, ou com espinafre. Fica uma delícia! Bom apetite!

Omelete_dobrado
Omelete simples dobrada

Receita de ovos mexidos

Para os ovos mexidos, o tamanho do apetite vai determinar quantos ovos você irá preparar. Neste utilizei apenas 2 ovos. Aqui na lista de ingredientes a imaginação é quem manda.

Para esse da foto abaixo eu utilizei:

  • 2 ovos
  • ½ alho poró (a parte verde do alho poró é a mais nutritiva, mas deve-se lavar bem porque geralmente vêm com muita terra)
  • Salsinha
  • Orégano seco
  • Queijo tipo tetilla, que é um queijo artesanal bem leve/ com queijo de cabra também fica delicioso

Verta um fio de óleo de semente de uva na sua frigideira antiaderente preferida. Refogue o alho poró. Em seguida coloque os ovos e o queijo em cubos. Mexa um pouco e agregue o orégano seco e a salsinha. E voilá! Pronto. Lembre-se de que os bebês devem comer os ovos sempre bem cozidos e nunca crus ou com a gema ainda mole.

Ovo_mexido
Ovos mexidos são muito práticos

Boa sorte com os ovos! Tenha certeza de que eles são uma ótima opção em qualquer ocasião. Uma receita com ovos por dia é a conta ideal. A cocinar!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s