Papinha de quinoa e espinafre

A quinoa foi o grão escolhido para compor essa papinha. Rica em cálcio, ferro, magnésio, potássio, fibras, vitaminas do complexo B, vitamina E, e antioxidantes, a quinoa é considerada uma fonte de proteína completa por conter todos os aminoácidos essenciais.

quinoaQuinoa e espinafre

 

Ingredientes principais:
– óleo de semente de uva
– ½ xícara de quinoa
– ½ berinjela grande
– 1 abobrinha de tronco redonda
– ½ couve-flor
– 30 folhas de espinafre

Temperos utilizados:
– ½ dente de alho
– 2 rodelas de cebola
– 6 rodelas de alho poró
– 2 raminhos de tomilho

temperos

Modo de preparo:
Primeiro você deverá lavar bem a quinoa até parar de espumar e escorrer. Para escorrer você deverá utilizar um coador com as tramas bem pequenas para não perder os grãos. Coloque para cozinhar. Para meia xícara de quinoa, você precisará de uma xícara de água. Na realidade, você deve cobrir a quinoa na panela com água. Quando a quinoa está pronta ela incha e se abre, como se estourasse o grão, que dobra de tamanho.
Deixe a couve flor de molho em água com vinagre durante 30 minutos.
Deixe o espinafre de molho em água com vinagre por 15 minutos.

Pique o alho bem pequeno ou passe pelo espremedor. Pique a cebola e o alho poró.
Se o seu bebê estiver comendo a papinha triturada no mixer, não há necessidade de cortar nada em pedacinhos, pode cortar em pedaços grandes, pois depois do cozimento você passará toda a papinha no mixer.
Se o seu bebê já estiver comendo tudo em pedacinhos, corte a berinjela e o abobrinha de tronco redonda em cubinhos pequenos. Isso também é válido para a couve flor e para o espinafre. A berinjela não necessita preparo, somente lavar bem e cortar.

Em uma panela grande esquente o óleo de semente de uva.
Refogue o alho, a cebola e o alho poró.
Sempre comece refogando o legume mais duro primeiro, nesse caso, a berinjela, e em seguida o abobrinha de tronco redonda e a couve flor. Vá regando com um pouco de água fervida da chaleira. A água não deve cobrir os legumes. Lembre-se de que você está cozinhando uma papinha e não uma sopinha. Insira a quinoa já cozida, os raminhos de tomilho inteiros (porque depois você vai retirá-los inteiros) e mexa tudo.

Em uma panela ou frigideira a parte, esquente um filete ou uma colher de chá de óleo de semente de uva. Coloque o espinafre para refogar. Verta um pouquinho de água. Depois de refogado e murchinho, retire em um escorredor de macarrão ou algo similar, como um coador grande, aonde você possa espremer as folhas. O espinafre deve ser espremido e a sua água descartada.

Transfira o espinafre para a panela dos legumes e mexa. Se precisar coloque mais água e deixe cozinhar um pouco mais.
A papinha deverá ter uma textura de papa e não de sopa, por isso não se pode exagerar na água. Lembre-se de que os legumes soltam água durante o cozimento. Mantenha a panela tampada durante o processo para não perder os nutrientes dos ingredientes utilizados.
Pronto! Agora é só esperar esfriar um pouco para passar o mixer, se o seu bebê estiver nessa etapa, ou deixar como está em pedacinhos e esperar esfriar um pouco para poder servir e esfriar totalmente para armazenar.

Veja as dicas para servir a papinha agregando as oleaginosas raladas na hora e o azeite de oliva extra-virgem em preparação.

Bom apetite para o seu bebê fora de série!

quinoa e espinafre pronta