Os cogumelos são considerados como um alimento imunonutritivo por excelência, por possuírem um alto índice de aminoácidos essenciais, proteínas, minerais, vitaminas e substâncias bioativas como os beta glucanos, fundamentais no funcionamento do sistema imunológico. Significa dizer que os cogumelos são uma excelente opção se queremos ajudar a fortalecer o sistema imunológico do nosso bebê fora de série!
Essa papinha tem como grãos as vagens verde e amarela, como legumes os nabos, a berinjela e as abobrinhas e como hortaliça a acelga. Os ingredientes gourmet são os cogumelos frescos e os brotos de soja. O resultado é fora de série!
Ingredientes principais:
– óleo de semente de uva
– 2 nabos
– 1 berinjela pequena
– 2 abobrinhas italianas (zuccini)
– 2 punhados de vagem verde
– 2 punhados de vagem amarela
– 2 punhados de brotos de soja
– 5 cogumelos brancos pequenos
– 2 folhas grandes de acelga
Tempero utilizado:
– 8 rodelinhas de alho poró
Modo de preparo:
Se o seu bebê estiver comendo a papinha triturada no mixer, não há necessidade de cortar nada em pedacinhos, pois depois do cozimento você passará toda a papinha no mixer.
Se o seu bebê já estiver comendo tudo em pedacinhos, corte o nabo, a berinjela e as abobrinhas em cubinhos pequenos.
O preparo da vagem consiste em lavar bem, descartar as duas pontas e depois cortar ao meio para cozinhar mais rápido, ou em pedacinhos, se o seu bebê já estiver comendo em pedacinhos.
Os brotos de soja devem ser escorridos e cortados em pedacinhos.
Os cogumelos devem ser bem lavados, se quiser pode utilizar uma escovinha e escaldar em água fervente. Cortar os talinhos que são mais duros, mas não descartar, guardar para utilizar em um prato para você.
As folhas de acelga devem ser lavadas uma a uma. Depois basta enrolá-las para cortar em tiras. Quanto menor, melhor.
Em uma panela grande esquente o óleo de semente de uva.
Refogue o alho poró.
Sempre comece refogando o legume mais duro primeiro, nesse caso, os nabos, e em seguida a berinjela e as abobrinhas. Vá regando com um pouco de água fervida da chaleira. A água não deve cobrir os legumes. Insira as vagens e mexa tudo.
Corte os cogumelos em pedacinhos. Em uma panela ou frigideira à parte, esquente um filete ou uma colher de chá de óleo de semente de uva. Coloque os cogumelos para refogar. Quando estiverem murchinhos, despeje os brotos de soja e as folhas de acelga. Regue com um pouco de água. Se preferir pode refogar as folhas de acelga somente depois, na mesma frigideira.
Transfira esses ingredientes para a panela dos legumes e mexa. Se precisar coloque mais água e deixe cozinhar um pouco mais.
A papinha deverá ter uma textura de papa e não de sopa, por isso não se pode exagerar na água. Lembre-se de que os legumes soltam água durante o cozimento. Mantenha a panela tampada durante o processo para não perder os nutrientes dos ingredientes utilizados.
Pronto! Agora é só esperar esfriar um pouco para passar o mixer, se o seu bebê estiver nessa etapa, ou deixar como está em pedacinhos e servir. Espere esfriar para poder armazenar.
Veja as dicas para servir com as oleaginosas e o azeite de oliva extra virgem em preparação. E bom apetite para o seu bebê fora de série!
Rendimento:
Rende, aproximadamente, 6 porções de cerca de 150ml ou duas colheres grandes de servir.