Avaliação da mãe e nutricionista Luciane Smidt

Papais, mamães, familiares e amigos que têm muito interesse na alimentação de seus bebês fora de série,

Abro aspas para compartilhar com vocês a avaliação que recebi da mãe e nutricionista Luciane Raquel Smidt, uma das pessoas maravilhosas que encontrei (mas ainda não nos conhecemos pessoalmente) nessa caminhada até aqui com o meu pequeno Henrique.

Ela comenta especificamente a receita da Papinha Verde e Amarela, com uma análise valiosa, precisa e que só traz segurança e paz na consciência para quem vai enfrentar as panelas. É com muita ternura que ela conta o relato de vida dela com o Lucas, seu filho que também tem síndrome de Down. Confira!

“Marcela, é com água na boca que irei comentar os benefícios desse prato maravilhoso que preparaste com doses quânticas do tempero mais eficaz que existe, o amor de uma mãe por seu filho, esse sentimento que te fez desejar aprender a preparar a alimentação do seu menino! Meu filho Lucas está com 14 anos de idade e possui síndrome de down. Sou nutricionista e amamentei o Lucas até 1 ano e 8 meses, mas no início da alimentação complementar, apenas retirei a lactose, pois ele possuía muita infecção respiratória.

Quisera eu, voltar ao tempo e ter tido um olhar sem “compensações” para com o meu filho e, ter iniciado com uma alimentação isenta de fatores inflamatórios (farinhas, açúcares, doces, iogurte industrializado, requeijão, pães com glúten, gelatinas, sorvetes, biscoitos, etc), mas em compensação, inserimos muitas verduras, legumes, gordura de qualidade (ótima relação de EPA/DHEA), associado à prática constante de exercícios físicos e meditação.

Essas papinhas me fizeram retornar ao tempo e, farei algumas considerações baseadas na minha prática de mãe e profissional, cada legumes que eu utilizava, mostrava ao Lucas, falava a cor, dava para ele cheirar, tocar e sentir a textura do mesmo. Eu dizia: é ce-nou-ra! Cor la-ran-ja! E, ainda, pensando em estimular, escrevia com letras maiúsculas o nome do alimento e mostrava ao meu filho. Com isso, fui guardando inúmeras palavras que foram sendo utilizadas posteriormente. Sugiro introduzir cada legume separadamente, antes de inseri-los na papinha, para que a criança conheça e assimile o sabor, a cor e a textura, bem como, facilitará a identificação de alergias, caso houverem.

Utilizo muito o nabo (vegetal de raiz), tomilho e coentro em grão (temperos) no preparo de alimentos, pois eles quelam metais pesados que dificultam o transporte de nutrientes no organismo e podem debilitar as funções cerebrais. Os vegetais utilizados no preparo dessa papinha fora de série são antioxidantes e aumentam a imunidade celular, por serem ricos em Potássio, Magnésio, Manganês, Ferro, Zinco, Fósforo, Vitamina K, Cálcio e Vitaminas do complexo B, A, E, K e C. Ao acrescentar a Castanha do Pará ralada estará incrementando com o Selênio, essencial para as funções celulares e imunidade. Ainda ofertaria um suco de fruta cítrica, rico em vitamina C, visando potencializar a absorção do ferro dos legumes no intestino.

Com relação a gordura de qualidade, uso o azeite de oliva prensado a frio com acidez < 0,02% ou sugiro abrir uma cápsula de 1000mg de ômega 3, mas precisa ter uma excelente relação de EPA 660mg/DHEA 440mg, pois são essenciais para o ótimo funcionamento cerebral, promovendo a comunicação entre as células nervosas, permitindo uma neuro transmissão química mais eficiente!”

 

Luciane Smidt
Mãe do Lucas Amendola
Nutricionista CRN4: 16100711
Instagram: Luciane_nutricionista

2 comentários Adicione o seu

  1. Mariana disse:

    Hola ! Felicitaciones por el sitio y bienvenidos a Uruguay ! Soy una mamá de mellizos de dos años y mi nena, Agustina tiene síndrome de Down. Gracias por compartir toda esta info que tanto nos ayuda a los papas.

    Un abrazo !

    Mariana

    Curtido por 1 pessoa

    1. Hola Mariana! Gracias a ti por escribir!

      Conozco un caso como el tuyo de mellizos también, pero en Brasil. Y como va Agustina? Me alegra saber que te gustó el sitio! Espero ayudar con las informaciones. La idea es poner todo el contenido en español también.

      Un fuerte abrazo,
      Marcela

      Curtir

Deixe um comentário